O Instituto HEMOMED conta com um laboratório próprio que realiza exames específicos para diagnóstico e acompanhamento de doenças Hematológicas e Onco-hematológicas.

Alguns desses exames são:

Mielograma: feito através de uma punção óssea, sob anestesia. Avalia a forma celular e a qualidade e quantidade de produção pela medula óssea.

Imunofenotipagem: pode ser de amostra de sangue periférico, sangue de medula óssea ou outro material biológico como líquor e líquido pleural, por exemplo. Determina a célula exata que compõe o tecido analisado, através do uso de anticorpos. Muito importante na definição dos tipos de leucemias e quantificação de células tronco durante o processo de transplante de medula óssea.

Cariótipo: pode ser de amostra de sangue periférico ou sangue de medula óssea (mais frequentemente) ou outro tecido. Analisa o número e formato dos nossos cromossomos.

Biópsia de Medula Óssea: coleta de pequeno fragmento ósseo da crista ilíaca, sob anestesia.

Exames moleculares, tais como PCR-BCR ABL (importante no diagnóstico e acompanhamento de leucemias com cromossomo Philadelphia positivo) e PML-RARA (importante no diagnóstico e acompanhamento de leucemias mieloides agudas – subtipo M3) em amostras de sangue periférico ou sangue de medula óssea.

Para maiores informações entrar em contato com a nossa central de atendimento no telefone 11 3660 5988.