A oncologia é uma especialidade dentro da enfermagem exige do profissional enfermeiro grande conhecimento científico e raciocínio clínico no atendimento ao paciente Oncológico e onco-hematologico.

O enfermeiro oncologista é o profissional que promove a assistência ao paciente oncológico em todas as fases do tratamento. O atendimento vai desde o diagnóstico e se estende até o desfecho clínico. È fundamental que o enfermeiro especialista em oncologia tenha um olhar holístico promovendo o cuidado baseado nas necessidades individuais de cada paciente.

Este profissional tem a responsabilidade de garantir uma assistência segura e ética, manejar os possíveis efeitos colaterais causados pelo tratamento prevenindo as complicações, avaliar exames laboratoriais para liberação da aplicação de quimioterápicos e possui papel fundamental na prevenção de agravos a saúde do paciente.

Tão importante quanto os medicamentos quimioterápicos, é o controle e manejo dos efeitos colaterais, o manejo destes sintomas são importantes para que o paciente tenha adesão ao tratamento e qualidade de vida.
Também exerce um papel importante de educador e orientador no sentido de prevenção e promoção de cuidados ao paciente oncológico.