Enfermeiro Oncologista

A oncologia é uma especialidade dentro da enfermagem que necessita de profissionais com alto conhecimento científico e raciocínio clínico no atendimento ao paciente onco-hematologico.

O enfermeiro oncologista é o profissional que prestar assistência ao paciente em todas as fases do tratamento principalmente no aspecto interdisciplinar, o acompanhamento vai desde o diagnóstico e se estende por todo o período de acompanhamento clínico. È fundamental que o enfermeiro especialista em oncologia tenha um olhar holístico ao paciente.

Este profissional tem a responsabilidade de garantir uma assistência segura ao paciente, manejo de efeitos colaterais causados pelo tratamento, avaliação de exames laboratoriais para liberação da aplicação de quimioterápicos, prevenção de agravos a saúde do paciente. Tão importante quanto os medicamentos quimioterápicos, é o controle e manejo dos efeitos colaterais, o manejo destes sintomas são importantes para que o paciente tenha adesão ao tratamento e qualidade de vida.

Também exerce um papel importante de educador e orientador no sentido de prevenção e promoção de cuidados ao paciente oncológico promovendo treinamentos ao paciente e familiar.

Farmacêutica - Cuidados com os medicamentos

No Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia, o farmacêutico participa ativamente da assistência ao paciente com câncer. Ele é o É o profissional responsável pela manipulação e dispensação dos medicamentos e, contribuindo com a equipe médica, dá andamento ao tratamento farmacoterapêutico. O preparo dos quimioterápicos e a dosagem correta são, portanto, de responsabilidade desse profissional.

As elevadas taxas de cura de câncer, os regimes com altas doses de medicamentos e os longos períodos de tratamento exigem um efetivo acompanhamento de toda equipe profissional, no sentido de minimizar os eventos indesejáveis ao tratamento os danos ao paciente, tanto a curto, como em longo prazo. Por isso, a atuação do farmacêutico dentro da equipe multidisciplinar da Hemomed é importantíssima.

O Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia também atua na farmacovigilância, que consiste em atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de reações adversas, na reconciliação medicamentosa que realiza a, análise de prescrição e possíveis interações medicamentosas entre medicamentos e nutrientes além da consulta farmacêutica farmácia clínica que acompanha com o objetivo de prestar assistência ao paciente ao longo de todo o tratamento. todos os pacientes durante o tratamento.

Fisioterapia

Durante o tratamento do câncer, cerca de 70% dos pacientes apresentam queda de energia e têm sua performance física prejudicada. Para manter a qualidade de vida dos doentes e inseri-los mais rapidamente em suas atividades diárias, o trabalho da equipe de fisioterapia é imprescindível.

A fisioterapia oncológica pode ser empregada tanto no período pré-operatório quanto no pós-operatório e auxilia também na minimização de reações causadas pela quimioterapia e pela radioterapia. Ela tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade funcional de órgãos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distúrbios causados pelo tratamento oncológico.

Atendimento Nutricional

Para manter uma boa saúde e ter um corpo resistente a doenças precisamos de uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários. O acompanhamento nutricional garante que todos recebam as quantidades necessárias desses nutrientes.

A avaliação do estado nutricional do paciente do oncológico é de extrema importância, e deve ser realizada no início e ao longo de todo o tratamento, possibilitando a identificação dos pacientes em risco nutricional, para a realização da intervenção adequada e completa, com o objetivo de melhorar a relação com os alimentos, ajudar no controle dos sintomas, manter a hidratação satisfatória, preservar o peso e a composição corporal e melhorar a resposta imunológica, auxiliando na recuperação e preservando a qualidade de vida dos pacientes.

O acompanhamento nutricional é essencial para a adequada intervenção dos pacientes, e o monitoramento por equipe multiprofissional deve ser introduzido já no início do tratamento. Veja quais são as etapas de um atendimento nutricional:

  • Avaliação do estado nutricional do paciente, através de questionários e medidas do corpo;
  • Elaboração de estratégia nutricional;
  • Aplicação dessas estratégias através da terapia nutricional;
  • Monitoramento da evolução da terapia;
  • Avaliação da eficácia do tratamento.

A nutrição pode contribuir com o tratamento oncológico de diversas formas, como redução:

  • de complicações cirúrgicas;
  • do tempo para cicatrização de feridas;
  • das taxas de infecções;
  • de internações

A realização de atividades de educação alimentar e nutricional são importantes para o desenvolvimento da autonomia do paciente, recuperação e ou manutenção do seu estado nutricional.

Psico-oncologia

Qualquer processo de doença, por mais simples que ela seja, é considerado estressante. E, claro, isso não é diferente nos casos de câncer. O momento do diagnóstico, a evolução do tratamento e o resultado final exercem um impacto em quase todo ambiente familiar, de trabalho e social do paciente. Por isso, psicólogos com experiência no acompanhamento a pacientes com câncer são indispensáveis nas equipes de oncologia da Hemomed.

O papel desses profissionais é o de ajudar o paciente a enfrentar as diversas fases da doença com compreensão e segurança e, assim, influenciar positivamente nas etapas do tratamento do câncer. Resgatando o funcionamento emocional dos pacientes frente aos seus familiares e à sociedade, a equipe de psicologia pode ter papel determinante na cura, ao estimular no doente a vontade de vencer. Compete à equipe de psicologia:

  • A assistência integral ao paciente oncológico e sua família
  • Elaborar pesquisa de variáveis psicológicas e sociais relevantes para
  • A compreensão da recuperação
  • Organizar serviços específicos que visem o atendimento integral do paciente com câncer nas diferentes etapas do tratamento.