O onco-hematologista do Instituto Hemomed, Dr. Milton Aranha, participou nos dias 23 e 24 de setembro do curso “Novos avanços em mieloma múltiplo“. A preceptoria aconteceu na Universidade de Lille, na França e, foi coordenado pelo Prof. Dr. Thierry Facon, renomado especialista no tratamento desta doença.
Durante o curso, o Dr. Milton teve a oportunidade de discutir com os especialistas internacionais, alguns casos dos pacientes do Instituto Hemomed de Oncologia e Hematologia. Além de se atualizar com as principais novidades no tratamento deste tipo de câncer.
O mieloma múltiplo é um câncer que afeta originalmente a medula óssea. Este quadro se caracteriza pelo aumento do número de plasmócitos, um tipo de célula que produz imunoglobulina, proteína que participa de nosso sistema de defesa.
A doença acontece quando um grupo de plasmócitos se multiplica de forma desgovernada, passando a comprometer o funcionamento da medula óssea na produção normal dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Os problemas de saúde causados podem afetar:
De acordo com a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – ABRALE, a doença tem maior prevalência em pessoas idosas, em geral, maiores de 50 anos.
Entretanto, a incidência da doença em indivíduos mais novos está aumentando. Mais de 2% dos doentes com este tipo de câncer tem menos de 40 anos quando diagnosticados.